Compartilhe:
As mudanças climáticas são um desafio urgente que afeta diretamente as cidades em todo o mundo. Inundações, ondas de calor, secas e outros eventos extremos estão se tornando mais frequentes e intensos. No Brasil, onde 86% da população vive em áreas urbanas, essa realidade é ainda mais premente.
Soluções Baseadas na Natureza (SbN) oferecem uma abordagem promissora para enfrentar esses desafios. Essas estratégias integram a natureza à infraestrutura urbana, restaurando ecossistemas e proporcionando benefícios tanto para o meio ambiente quanto para as comunidades. Ao mesmo tempo, elas contribuem para a mitigação das mudanças climáticas e a adaptação das cidades.
O conceito de Nature based Solution (NbS), traduzido em português como Soluções baseadas na Natureza (SbN), está sendo cada vez mais desenvolvido e aplicado por diversas organizações conservacionistas no mundo inteiro, tais como a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), a Comissão Europeia e a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.
Segundo a UICN, o termo referente às SbN surgiu no final dos anos 2000, e pode ser definido como “ações para proteger, gerir de forma sustentável e restaurar ecossistemas naturais ou modificados, que abordam os desafios da sociedade de forma eficaz e adaptativa, proporcionando simultaneamente o bem-estar humano e os benefícios da biodiversidade”.
De acordo com a organização, as pessoas não são apenas beneficiárias passivas dos benefícios da natureza, mas também são responsáveis por proteger, manejar e restaurar pro-ativamente e de maneira sustentável os ecossistemas naturais.
As SbN incluem medidas como a criação de parques urbanos, a restauração de áreas verdes, o uso de telhados verdes e a proteção de áreas de recarga de aquíferos. Essas ações não apenas reduzem a vulnerabilidade das cidades a eventos climáticos extremos, mas também melhoram a qualidade de vida, promovem a saúde e geram resiliência.
É fundamental que as políticas públicas e os investimentos considerem as SbN como parte essencial da resposta às mudanças climáticas. Afinal, ao proteger e restaurar a natureza, estamos investindo no futuro sustentável das nossas cidades e no bem-estar de todos os seus habitantes.
Exemplo de um sistema formado por vários elementos complementares que visa a resolver um problema complexo – neste caso, a drenagem urbana – e que, além disso, gera inúmeros co-benefícios ambientais, sociais e econômicos.
Outras soluções
Texto de responsabilidade do autor
Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte e o Autor.
Graduado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Gestão Empresarial e ESG, atua profissionalmente em Mapeamento e Redesenho de Processos, Diagnóstico ESG, Gestão da Logística Industrial envolvendo o planejamento, programação e controle de materiais e da produção, Gestão de Segurança e Medicina do Trabalho, Gestão de Pessoas, Gestão de Terceiros (portaria, segurança, limpeza, manutenção, obras, etc), Gestão Ambiental (indicadores, resíduos e licença), Preposto trabalhista e Governança (normas, políticas, regimento interno, relação com Sindicatos e entidades de Classe). Passou pelos segmentos de Alimentos e Bebidas (bebidas), Papel e Celulose (papel higiênico) e Metalurgia (metais sanitários).
Email: laercio.gonçalves@redeesgbrasil.com
Estamos aqui para apoiar sua organização na jornada rumo a práticas mais sustentáveis e responsáveis. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos colaborar.
Copyright © Rede ESG Brasil 2023. Todos os direitos reservados