Para uma melhor compreensão, a UICN definiu sete princípios básicos de uma SbN:
Soluções Baseadas na Natureza para Desafios Atuais da Sociedade
As SbN podem ser consideradas como um conceito guarda-chuva que abrange uma gama de diferentes abordagens. Essas abordagens surgiram de uma variedade de esferas, mas compartilham um foco comum em serviços ecossistêmicos e visam enfrentar os desafios atuais da sociedade. Essas abordagens podem ser classificadas em:
Além das diferentes abordagens, as SbN podem ser classificadas em cinco categorias: SbN para segurança hídrica, SbN para segurança alimentar, SbN para saúde humana, SbN para redução de riscos de desastres e SbN para as mudanças climáticas.
Soluções Baseadas na Natureza para Segurança Hídrica
Novas demandas por soluções para a segurança hídrica estão emergindo em um contexto global, onde cerca de 60% da população mundial vivem em regiões com um estado de quase-tensão hídrica.
A aplicação de projetos em SbN, através da utilização de “infraestrutura natural”, tais como a restauração de florestas, zonas úmidas e várzeas, pode fornecer benefícios para o manejo de enchentes, ao mesmo tempo em que também conserva os valores e funções dos ecossistemas, ajudando a combater o risco de crise hídricas.
Soluções Baseadas na Natureza para Segurança Alimentar
A disponibilidade de alimentos acessíveis, seguros e localmente apropriados é um dos principais problemas enfrentados pela nossa sociedade atualmente. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), estima-se que mais de 795 milhões de pessoas estejam subnutridas.
As SbN podem ser utilizadas para resolver problemas de segurança alimentar, tais como proteger os recursos genéticos silvestres (animais e plantas), o manejo de espécies e fornecer água para irrigação.
Soluções Baseadas na Natureza Saúde Humana
Os ecossistemas, o clima e a biodiversidade são cada vez mais reconhecidos como determinantes influentes da saúde humana, bem-estar e coesão social. Cada vez mais verificam-se estudos que demonstram como os espaços verdes podem influenciar positivamente a saúde e o bem-estar da população.
Projetos de infraestruturas verdes podem atuar na qualidade ambiental, tais como na regulação do calor e redução do ruído, bem como na promoção de atividades físicas. Além disso, ecossistemas como florestas e recifes de corais, também desempenham um papel vital no fornecimento de medicamentos e produtos farmacêuticos, que contribuem muito para a saúde e o bem-estar humanos.
Soluções Baseadas na Natureza para Redução de Riscos de Desastres
Os grandes desastres da última década demonstraram claramente o papel que a natureza desempenha na redução dos riscos para os perigos naturais. Ecossistemas, tais como as zonas úmidas, florestas e sistemas costeiros, podem reduzir a exposição aos desastres naturais, servindo como barreiras de proteção, por exemplo.
As SbN para redução de risco de desastres podem reduzir significativamente a probabilidade de um evento de risco natural se transformar em um desastre, por meio de esforços sistemáticos para analisar e gerenciar os fatores causais de desastres.
Soluções Baseadas na Natureza para as Mudanças Climáticas.
As mudanças climáticas são um dos desafios mais urgentes que a humanidade enfrenta na atualidade. Dependendo de como os ecossistemas do mundo estão sendo gerenciados, eles podem contribuir para o problema ou fornecer soluções eficazes baseadas na natureza para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
As SbN podem impedir a degradação e a perda de ecossistemas naturais. Evitar essas emissões, através de melhores ações de conservação e gestão dos ecossistemas, é uma intervenção poderosa que pode contribuir significativamente para os esforços globais de mitigação.
Referência:
Cohen-Shacham, E., Walters, G., Janzen, C. and Maginnis, S. (eds.) (2016). Nature-based Solutions to Address Global Societal Challenges. Gland, Switzerland.
Texto de responsabilidade do autor
Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte e o Autor.
Graduado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Gestão Empresarial e ESG, atua profissionalmente em Mapeamento e Redesenho de Processos, Diagnóstico ESG, Gestão da Logística Industrial envolvendo o planejamento, programação e controle de materiais e da produção, Gestão de Segurança e Medicina do Trabalho, Gestão de Pessoas, Gestão de Terceiros (portaria, segurança, limpeza, manutenção, obras, etc), Gestão Ambiental (indicadores, resíduos e licença), Preposto trabalhista e Governança (normas, políticas, regimento interno, relação com Sindicatos e entidades de Classe). Passou pelos segmentos de Alimentos e Bebidas (bebidas), Papel e Celulose (papel higiênico) e Metalurgia (metais sanitários).
Email: laercio.gonçalves@redeesgbrasil.com
Estamos aqui para apoiar sua organização na jornada rumo a práticas mais sustentáveis e responsáveis. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos colaborar.
Copyright © Rede ESG Brasil 2023. Todos os direitos reservados